quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sexualidade Normal
Queridos amiguinhos, esse é um texto de um trabalho que fiz para aula de psiquiatria do meu curso de parapsicologia avançada. Como tirei uma nota bonita, 10, resolvi dividir com vocês.



Sexualidade Normal

Ao iniciar minha pesquisa fui em busca da etimologia da palavra: normal
“Pela etimologia da palavra, normal vem do latim normális, palavra que designa o que é feito à esquadria. O termo vem da geometria, onde normal é o que é feito utilizando o material correto (esquadria) e, portanto, ortogonal, bem feito, criado de forma correta. Por extensão de uso, diz-se normal da pessoa cujo comportamento é considerado aceitável, correto e comum. Tudo isso segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa.”
Sendo assim, temos que normal é a pessoa que age de acordo com as normas da sociedade, quem foge a normalidade se atreve, e atrever-se quer dizer, literalmente, entrar nas trevas, logo quem se atreve, cai em trevas, se torna um anormal.
Entretanto, no tocante a sexualidade acredito que devemos ter o cuidado de não confundir anormal com patológico. Talvez fosse mais correto utilizarmos o termo “sexualidade sadia”, uma vez que em se tratando de sexualidade algo anormal nem sempre é patológico, vejamos por exemplo, um homem de 60 anos que faz sexo diariamente, sem dúvidas isso não é algo normal, é fora do comum, não é algo corriqueiro, mas não é patológico, é preciso muita saúde para conseguir essa proeza.
Apesar do exposto seguirei utilizando o termo “sexualidade normal” para definir a não-patológica.
Uma das definições que achei em minha pesquisa estava em um glossário sobre sexualidade, onde temos que:
“Sexualidade Normal - Atividade sexual realizada com seres humanos,
adultos e vivos com finalidade de prazer e/ou procriação.”
Como podemos ver, é sucinta e bem clara, embora não seja abrangente é uma boa resposta.
Em uma pesquisa mais avançada, em consulta ao Compendio de Psiquiatria Kaplan & Sadock, temos:
“A sexualidade é determinada pela anatomia, pela fisiologia, pela psicologia, pela cultura na qual o indivíduo vive, por sua relação com os outros e por suas experiências evolutivas durante todo o ciclo da vida. Inclui a percepção de ser homem ou mulher e todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos ligados à gratificação sexual e à reprodução, incluindo a atração de uma pessoa por outra.
A sexualidade normal envolve sentimentos de desejo, comportamentos que trazem prazer para o próprio individuo e para seu parceiro e estimulação dos órgãos sexuais primários, incluindo o coito. Além disso, é destituída de sentimentos inapropriados de culpa ou ansiedade e não é compulsiva. Em alguns contextos, o sexo fora de uma relação de compromisso, a masturbação e varias formas de estimulação que envolvem outros órgãos que não os sexuais primários constituem comportamentos normais.”
A sexualidade está interligada a inúmeros aspectos, na formação de sua sexualidade a pessoa busca sua identidade sexual, a identidade de gênero, a orientação sexual e o comportamento sexual. Alem dos fatores psicossexuais, a cultura, a religião, as fantasias masturbatórias, entre outras coisas, são fontes que serão utilizadas em sua formação sexual.
Esses aspectos são o diferencial entre as pessoas, a sexualidade é algo muito particular, mas quando tratamos de “sexualidade normal” buscamos um senso comum entre as divergências pessoais, fazemos uma uniformização.
Diante de inúmeros conceitos tento agora formular o meu:
Sexualidade normal: é a realizada entre seres humanos, de forma consentida, em que ambos gozam de plena capacidade de expressar sua vontade, com finalidade de obtenção de prazer e/ou procriação, que não seja destrutiva fisicamente e/ou psicologicamente para nenhum dos envolvidos, de forma não compulsiva e livre de ansiedade e culpa.

Obras de Referencia:
• http://clinotavora.planetaclix.pt/Sexualidades-00.htm
• http://www.portaldasexualidade.com.br/Interna.aspx?id_conteudo=662&id_secao=125&id_item_secao=62
• http://www.psicnet.psc.br/v2/site/temas/temas_default.asp?ID=1822
• http://www.psiqweb.med.brrevisto em 2004
• http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/a-sexualidade-normal-e-transtornos-sexuais
• Sadock, Benjamin James, Compendio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica. 9° Ed., Porto Alegre, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário