quarta-feira, 10 de agosto de 2011

AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO


           
            Estou lendo O Evangelho Segundo o Espiritismo, e para minha surpresa, tem sido uma leitura agradabilíssima, em outras épocas de minha vida tentei ler mas não me senti motivada.
            Um dos motivos que me desmotivaram é o fato de ter sido criada dentro da doutrina kardecista, me sentia lendo tudo que já estava cansada de saber. Embora continue sem novidades para mim, hoje, mais velha e mais paciente, vejo que consigo extrair o melhor dos ensinamentos e recordar conceitos, reaprender.
            Hoje não tenho uma religião, cresci em uma família kardecista e acredito que tenha somado muito para minha formação como pessoa, é uma doutrina que admiro e acredito, só não gosto de ser religiosa, de frequentar um local, essa rotina que toda religião exige.
            Meu avô, Humberto, foi presidente de um centro kardecista muitos anos de sua vida. Fui criada com ele, era ele quem me levava e me buscava na escola, um avô muito presente, que gostava de nossa companhia, ele me despertou a admiração pela doutrina espírita.
            Desde a minha infância aprendi que é como se Deus estivesse no centro de uma grande praça com vários portões de entrada, cada um escolhe por qual portão entrar, cada portão tem um caminho até o centro da praça. Por qualquer caminho é possível chegar até Deus.
            Com isso me tornei uma pessoa muito aberta a ideias religiosas, sempre disposta a aprender, e sobre tudo uma pessoa tolerante que sabe respeitar a decisão de cada um. Hoje conquistei amigos das mais diversas religiões e todos se sentem muito bem para conversar comigo sobre suas escolhas.
            Tenho orgulho de meus amigos e de suas escolhas, hoje tenho uns que são candomblecista, outros umbandistas, wiccanos, evangélicos, espiritualistas, conheço alguns budistas, alguns rosacruzes, entretanto por incrível que pareça quase não conheço católicos, os que conheço também são umbandistas.
            A tolerância religiosa é algo que ainda está em falta em nosso planeta, devemos cultivar essa tolerância em nós, devemos transmitir essa tolerância, ensinar aos que nos rodeiam a importância de se respeitar as escolhas alheias. Já é chegada a hora de enxergarmos que viver em guerra não é o caminho para nossa evolução.
            Não devemos pensar no nosso semelhante como um inimigo ou como um ignorante que não receberá a salvação. Cada um faz o seu caminho, se nos preocuparmos mais com nossa caminhada que com quem escolheu outro caminho, atingiremos nossos objetivos com maior facilidade.
            No momento eu busco “chegar ao centro da praça” com minhas atitudes, fazendo sempre meu exame de consciência, focando em ser uma pessoa melhor a cada dia e em não fazer com meu semelhante o que não quero que façam comigo. Lembrando sempre que não fazer o mal é bom, mas que fazer o bem é ótimo!



ORAÇÃO DE CÁRITAS
Deus nosso Pai, Vós que Sois todo poder e bondade.
Dai a força àquele que passa pela provação.
Dai a luz àquele que procura à verdade.
Ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS,
Dai ao viajador a estrela guia,
Ao aflito a consolação,
Ao doente o repouso.
PAI,
Dai ao culpado o arrependimento,
Ao espírito a verdade, A criança o guia
Ao órfão o pai
SENHOR,
Que a Vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste.
Piedade Senhor para aqueles que não Vos conhecem,
A esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores
Derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS,
um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra.
Deixai-nos beber nas fontes esta bondade fecunda e infinita
e todas as lágrimas secaram, todas as dores acalmar-se-ão.
Uma só oração, um só pensamento subirá até Vos,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha
nós Vos esperamos com os braços abertos
Oh bondade ! Oh beleza ! Oh perfeição !
E queremos de alguma sorte alcançar Vossa misericórdia.
DEUS,
Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vos.
Dai-nos a caridade pura.
Dai-nos a fé e a razão.
Dai-nos a simplicidade, que fará de nossas almas…
um espelho onde se refletirá a Vossa Santa e Misericordiosa imagem.
ASSIM SEJA




Nenhum comentário:

Postar um comentário