quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aquecendo com a novinha



Uma leitora que considero muito me sugeriu essa pauta. Confesso que por uns dias eu vacilei em escrevê-la. Pois apesar de não querer “cutucar” ninguém, sei que muitos podem se sentir ofendidos, mas a ideia cresceu, a vontade não passou e o texto veio!
            A sugestão foi mais ou menos assim: “você podia escrever sobre essas caras que acabam se relacionando com adolescentes por não ter capacidade de manter uma relação com uma mulher adulta”.
Complicado, não é? Então comecei a refletir de forma mais ampla essa questão, e vi que o problema é enorme, é um problema social, é mais que um desvio de caráter de certos indivíduos, está longe de ser algo isolado.
Lembrei de uma conversa que ouvi na minha adolescência, meu tio que devia ter uns 29 anos na época (logo eu tinha no máximo 14 anos), acabará de voltar de Santa Catarina e contava para minha mãe que lá estava acontecendo uma coisa estranha, as mulheres estavam estudando muito, se tornando profissionais, bem sucedidas e que os homens eram em sua maioria empregados das fabricas, com pouca instrução e salário muito inferior, que as mulheres estavam ficando solteironas, e se estapeavam por qualquer rapaz com um nível cultural um pouco melhor.
Lembro que achei estranha aquela declaração dele, mas vejamos a realidade hoje, cerca de 15 anos depois. Hoje as mulheres são a maioria em aprovação em diversos concursos, são maioria nas faculdades, é muito raro conhecer uma mulher de 30 anos que sonhe em ser apenas dona de casa. O que acho muito digno, só não conheço ninguém.
Hoje quase todas as minhas amigas são formadas, muitas são pós-graduadas, algumas doutorandas, as que não são eu conto nos dedos, mas nenhuma deixa de lado sua vida profissional, estão todas na batalha.
Já os homens, ah os homens, conheço inúmeros que não pensam em absolutamente nada para seu futuro, vivem apenas o presente, sem se preocupar em cursar uma faculdade, em conseguir empregos melhores, ou apenas em conseguir empregos! Assim chegam à idade adulta vivendo como adolescentes, e sem menor perspectiva de futuro.
 Evidente que conheço muitos homens bem sucedidos, diplomados, com um nítido futuro brilhante, mas o fato é que se compararmos, hoje existem mais mulheres bem sucedidas que homens.
Mas voltando a sugestão de minha querida leitora. O que vem acontecendo é bem simples de entender, os rapazes que embora tenham atingido determinada idade, não conseguiram atingir a mesma maturidade e/ou posição social, não tem como manter um relacionamento com uma mulher que está à frente dele, homem em geral não aceita se sentir inferior de nenhuma forma, logo acaba curtindo se relacionar com “as novinhas” para quem o dinheiro que eles possuem é suficiente e o papo idem.
Vamos tentar exemplificar, que no mínimo é mais divertido: imaginem um cara com seus 27 anos, ele terminou o ensino médio a trancos e barrancos, ou quem sabe nem terminou, trabalhou no máximo como lojista no fim do ano, um trabalho temporário, mas ele ganha mesada, sua rotina é ir na academia, entrar no MSN e jogar bola com os amigos. Na sexta ele conhece uma moça de 25 anos, formada, acabou de ser efetivada na empresa que estagiou e está programando sua pós-graduação. No sábado ele conhece uma menina de 16 anos, ainda cursando o ensino médio, sua rotina é ir para escola, ir para academia e entrar no MSN.
Ele ficou com as duas, foi gostoso com as duas, mas no fim de semana seguinte a de 25 anos sugere ir em um restaurante japonês e depois irem para uma boate a de 16 sugere ir no cinema (ela paga meia!) e comer pipoca. É mais barato ficar com a de 16, ele paga a conta dos dois e gasta menos que se pagasse só a dele saindo com a de 25!
Se forem namorar no decorrer da semana a de 25 espera que ele telefone para seu celular, e de preferência que não seja a cobrar! A de 16 entende que ele pode não ter crédito, é provável que ela também não tenha! E para que celular se eles se falam horas no MSN?
Se forem transar a de 25 anos vai esperar que ele pague o motel a de 16 não pode entrar no motel, muito mais fácil de liberar na casa dele mesmo!
Quando forem conversar a de 25 anos lamenta problemas que teve no trabalho, isso foge a realidade dele, ele não sabe o que falar, ela decide conversar sobre o livro da Regina Navarro Lins, ele nunca ouviu falar nessa mulher! E é melhor que nem ouça! A de 16 vai contar como foi à aula de educação física, que a amiga ficou com dois caras da mesma sala e deu briga na hora do recreio, tudo muito simples e muito leve. Ela só gosta dos livros da Thalita Rebouças, não precisa conhecer o livro para discutir o assunto!
No natal a de 25 anos gosta de ganhar joias, perfumes importados e relógios caros e de bom gosto. Para de 16 anos ele pode comprar um bicho de pelúcia gigante ou se estiver querendo impressionar um relógio que mude as pulseiras, ela vai amar!
Logo se torna muito mais fácil ter um relacionamento com uma “novinha”, a mais velha perdeu de longe, ela é cara, é chata e difícil de entender!rs
Outro dia estava conversando com minha priminha, que tem 17 anos, ela falou: Detesto esses funks que só sabem falar de novinha, poxa parece que a gente é o que?!?” Eu ri muito e respondi: “Se é para alguém se ofender sou eu, afinal sou uma excluída do funk!”. Foi um festival de gargalhadas, claro!
De fato as “novinhas” estão fazendo um sucesso enorme com os homens, e não é mais aquela figura do “tiozão”, ou o quarentão que entra na “idade do lobo” e troca a esposa por duas de 20. Para o leigo pode até parecer à mesma coisa, mas os motivos são totalmente diferentes.
Muitos homens, ainda que bem sucedidos por vezes também se veem intimidados com uma mulher que ganhe mais que eles ou até que tenha mais diplomas.
Raros são os que chamo de camicazes, que “se atrevem” a investir em uma relação com uma mulher que é mais bem sucedida em vários aspectos. Mas acreditem essas relações até podem dar certo! Conheço alguns exemplos de sucesso!
Graças ao nosso bom Deus toda regra tem sua exceção e é sempre bom lembrar que toda unanimidade é burra!
O intuito não é ser preconceituosa, acredito de coração que cada caso é um caso, e que não devemos sair julgando sem sequer conhecer os fatos. Espero que entendam que não é apenas uma critica social é também uma forma de poder dar risadas! 
Vou agora confessar uma coisa que me preocupou bastante. Lendo esse texto talvez um desconhecido possa até pensar que estou me vingando, que fui trocada por uma novinha. Não é o caso, o que me preocupa é que repensando minha vida, nos últimos 10 anos acho que só fiquei com um cara mais velho que eu, e esse único rapaz é do estilo “eterno adolescente” que costuma só ficar com “novinhas”.
Gente isso é grave, está rolando uma identificação com a figura criticada no texto!
Conclusão: preciso de terapia!!!!!!!!!
hahahahahahahahahahahahahahahaha

Um comentário:

  1. Cleide, adorei o seu texto! Achei-o por acaso e curti muito o seu jeito de escrever, dando exemplos da vida p/ ilustrar a tua ideia.

    Olha, confesso que estou na tua classificação. Tenho 29 anos e adoooro novinhas LOL. Sei lá cara, não sei dizer o porquê, talvez pela pele macia, suave, o frescor da idade, o viço, a inocência diabólica...

    E pior que já tenho namorada mais velha e, mesmo assim, não resisto ao encanto delas. Minha vida profissional já está resolvida e nem poderia afirmar que as busco pelos motivos aduzidos por ti no texto.

    A se confirmar tal tendência prevejo novinhas cada vez mais nojentinhas e mulheres p*tas da vida com os homens rsrss. Homens, segurem a onda, não "dêem tanta moral" p/ novinhas ;)

    ResponderExcluir